sexta-feira, 26 de abril de 2013

Alfabeto Ogham


 

                         Ogham

Foi um alfabeto usado principalmente nas línguas gaélicas. O Ogham é por vezes denominado "alfabeto celta das árvores". A palavra pronuncia-se [ˈoɣam] (ógam) em irlandês antigo e em irlandês moderno foi um alfabeto usado principalmente nas línguas gaélicas.

 

O Ogham é aparentemente um fenómeno das ilhas Britânicas, visto que a esmagadora maioria das inscrições são originárias da Irlanda e Grã-Bretanha. A evidência arqueológica aponta para os povos indo-europeus a norte dos mares Negro e Cáspio, na Europa Oriental. No entanto, a evidência botânica, que estuda a distribuição das árvores do alfabeto Ogham, aponta para o vale do Reno e para região da cultura de La Tène, considerada o berço da cultura Celta[1].





O Ogham era escrito da esquerda para a direita em manuscritos, e de baixo para cima em pedras. A linha central representa um tronco de árvore, e os traços representam os ramos[2]. Encontra-se agrupado em séries de cinco letras cada, e continha originalmente as quatro primeiras séries. A quinta série, forfeda, continha primeiro cinco, e depois seis letras para sons importados de outras línguas e que não existiam originalmente no irlandês.
Era chamado beth-luis-nion, o nome das primeira, segunda e quinta letras[3], de alguma forma semelhante à palavra “alfabeto”.
O Ogham encontra-se actualmente incluído na norma Unicode desde a versão 3.0[4], tendo-lhe sido atribuída a gama U+1680 – U+169F. Está também normalizado na Irlanda, sob o Irish Standard 





Adorei vou estudar mais isso!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário